Você encontra aqui conteúdos da disciplina História e Cultura Afro- Brasileira para estudos e pesquisas, como também, assuntos relacionados à Política, Religião, Saúde, Educação, Gênero e Sociedade.
Enfim assuntos sobre o passado e sobre nosso cotidiano relacionado à História do Brasil e do Mundo.








Seguidores


Visitantes

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Curso de formação (Ancestralidade, costurando e bordando a cidadania) palestrante Historiadora Diana Costa

Quinta-feira dia 10/05/2012 participei do curso de formação (Ancestralidade, costurando e bordando a cidadania), esse curso foi dirigido para jovens mulheres que almejam ser baianas de acarajé, o evento foi realizado pela ABAM (Associação de Baianas de Acarajé e Mingau) com parceria da SPM (Secretaria de Políticas para as Mulheres) e teve como tema: A Importância das Organizações Sociais no enfrentamento a violência de Gênero (Na perspectiva de mulheres negras).

Retratei a importância do Movimento de Mulheres, a atuação das Organizações Sociais no enfrentamento a violência contra a mulher, expliquei o que é violência de gênero, tipos de violência, o papel das casas de acolhimento e centros de referência e Lei Maria da Penha. Conversamos sobre baixo-estima, dependência econômica, as dificuldades que as vítimas tem em prover seu próprio sustento e dos seus filhos (as), as dependências emocionais e a falta de perspectivas.

Abrimos uma roda de diálogos, expliquei o que o Estado e o Judiciário nos assegura, o papel das DEAM's, pontuei as 11 estratégias do II Plano Estadual de Políticas para as Mulheres e dados estatísticos da violência que nós mulheres sofremos, falei da importância da criação da SPM, mostrei que mesmo estando asseguradas pela Lei Federal Maria da Penha o nosso país é o sétimo em "FEMINICIDIO" num ranking de 84 países.

Finalizei fazendo um recorte do perfil  das mulheres do Séc. XXI, com sua dupla e tripla jornada, realizam seus sonhos, são empreendedoras e sabem perfeitamente que podem alcançar todos os seus objetivos.

Enfim, minha manhã foi maravilhosa, pois vi um novo brilho nos olhos daquelas mulheres.

Agradeço a Rita Santos (Presidente da ABAM) pelo convite.

#muitofelizmesmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário