Você encontra aqui conteúdos da disciplina História e Cultura Afro- Brasileira para estudos e pesquisas, como também, assuntos relacionados à Política, Religião, Saúde, Educação, Gênero e Sociedade.
Enfim assuntos sobre o passado e sobre nosso cotidiano relacionado à História do Brasil e do Mundo.








Seguidores


Visitantes

sábado, 16 de julho de 2011

CURIOSIDADES DA SABEDORIA ANCESTRAL DE AFRO-DESCENDÊNCIA

CURIOSIDADES DA SABEDORIA ANCESTRAL DE AFRO-DESCENDÊNCIA


A MAGIA DOS AROMAS

Segundo a sabedoria dos antigos, a Mãe Natureza nos presenteia todos os dias com a beleza de suas flores e frutos. Além disso, nos proporciona seus aromas maravilhosos, porém para extrairmos sua essência mais secreta e mágica, devemos ter um dom especial e assim conciliar seus valores e benefícios materiais e espirituais com todos os seus encantos. O simbolismo do banho não é só de purificação, mas de regeneração por causa do contato com as forças de transição - mudanças, destruições, reconstruções, recriações. O perfume usado, no dia-a-dia, em banhos, nos traz uma gama de lembranças, pensamentos, energias, etc.

As essências mais usadas são: rosas - para o bem-estar do corpo e da mente; benjoim - para atrair o bem; cravo e canela - para afastar energia negativa; arruda - para afastar mal-olhado e quebranto; guiné - para abrir caminhos.

Estas essências naturais funcionam como um campo magnético de proteção e energia vital.

A DEFUMAÇÃO

Ato de Purificação do ser, o objeto e o ambiente, através da fumaça expulsa o negativo, através de aromas, ervas e essências. Utilizado nas celebrações ritualísticas.Quando o defumador se desfaz no ambiente, mistura-se com o éter atmosférico. É sentido pelos espíritos.O aroma desperta certos centros nervosos dos médiuns, fazendo que esses centros vibrem de acordo com as irradiações fluídas dos orixás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário