Você encontra aqui conteúdos da disciplina História e Cultura Afro- Brasileira para estudos e pesquisas, como também, assuntos relacionados à Política, Religião, Saúde, Educação, Gênero e Sociedade.
Enfim assuntos sobre o passado e sobre nosso cotidiano relacionado à História do Brasil e do Mundo.








Seguidores


Visitantes

terça-feira, 22 de março de 2011

A resposta do cartunista Solda sobre a charge do Presidente Obama

Queridos leitor@s, recebi esse link do Leonardo um seguidor do meu blog, resolvi postar, mas continuo afirmando que a charge na minha opinião foi racista, temos que ter cuidado com o que escrevemos, falamos e praticamos, pois são simples ações que cometemos que faz com que nossa Sociedade continue preconceituosa. Isso prova que vivemos num racismo velado.

Post de Leonardo Araújo:

Ontem, muitos de nós torcemos o nariz para a charge de Luiz Antônio Solda, publicada na versão online do jornal O Paraná. A charge mostra um macaco e os dizeres:

“Almoço para Obama terá baião de dois, picanha, sorvete de graviola…E BANANA, MUITA BANANA”

(Para ver a charge em tamanho original, clique aqui para ir ao blog do cartunista)

À primeira vista, a charge causa espanto, porém, como eu já conhecia o cartunista Solda e admirava seu trabalho, fique com a pulga atrás da orelha e resolvi correr atrás de respostas. Fui até seu perfil no Facebook e perguntei se ele não gostaria de dar sua opinião sobre a polêmica. Reproduzo abaixo sua resposta que ele postou em meu Facebook e autorizou que fosse publicada em meu blog.

Leonardo: jamais fui preconceituoso nem racista e não gosto desse tipo de gente. Coloco aqui o comentário do chargista Marco Jacobsen: O preconceito e o racismo ficaram por conta do ignorante que postou essa imbecilidade! E esses comentário...s carregados de preconceitos com mora no sul? Uma estupidez só! [aqui ele comenta sobre o que meus amigos disseram no Facebook] Essa turma não sabe ler?

A charge não é racista, gente. Fica claro que o macaquinho (figura simpática) que está fazendo o gesto “banana”, é uma referência à resistência às propostas comerciais indecentes que os americanos nos fazem há décadas. Oferecer uma “banana” aos americanos, não tem nada de racismo e sim um protesto bem brasileiro (seja ele de qual região for). O senhor Paulo Henrique Amorim, é responsável por achincalhar a o caráter ilibado deste que é um dos maiores artistas gráficos do país. Embora este senhor não tenha se manifestado de forma clara, publicar um post com o título: “Jornal Paraná Online publicou hoje charge racista com desenho de um macaco e com os dizeres...” é induzir a todos os leitores a tirar uma conclusão precipitada e b urra. Manifesto aqui minha indignação e desprezo por todos que viram uma ilação racista na charge. Pois pra mim ficou claríssimo que o racismo está embutido na cabeça dessas pessoas mesmo que induzidas. Acho que o cartunista deveria processar o jornalista, o site e todos os que o acusam injustamente de racismo.

6 comentários:

  1. Engraçado é o cartunista dizer que não é racismo e justamente fazer a comparação de um macaco com o presidente negro dos EUA.
    Agora por que o macaco?
    Não poderia ser outro animal, como a águia ou qualquer outro?
    Fica aqui a minha reflexão!

    ResponderExcluir
  2. Cara Diana, o Solda é uma pessoa extremamente sensível. Um querido. Uma verdadeira moça – sem preconceito de minha parte. Ele é guerreiro como a senhora parece ser e avesso a preconceito. Tenha certeza disso. Talvez não tenha sido feliz na escolha do macaco, não estou bem certo disso. Mas como eleitor certamente escolheria o Obama. Portanto, parece que não se justifica o apedrejamento que sofreu. Muito menos sua demissão. Mas veja como é difícil se expressar por imagens. Eu, por exemplo, não consigo imaginar sua sugestão: uma águia fazendo sinal de banana? Águia com braços? Águia americana dando banana pro Obama? É isso mesmo? Não, né? Defender a igualdade entre as pessoas é show de bola. Concordo e assino embaixo. Mas com a cabeça, junto com o coração. Senão a emoção toma conta e novas injustiças podem ser cometidas em nome de uma suposta justiça. Suposta. Att.

    ResponderExcluir
  3. Cara (o) Chita Chique, respeito sua opinião, porém continuo afirmando que devemos ter cuidado com o que falamos ou escrevemos, a imprensa muitas vezes é preconceituosa com as questões dos negros, não conheço o cartunista, se ele é do seu convívio vc tem mais subsídios para falar dele, porém é tinha que ser mais cuidadoso. Fico feliz em saber que ele não é preconceituoso e como vc disse a escolha não foi a melhor, tb não ví necessidade de demissão, todos nós cometemos falhas, somos humanos, o lance é não persistir no erro. Realmente leitura de imagens criam opiniões diferenciadas, lamentável mais é assim.
    Obrigada por postar seu comentário e participar, pois debate é salutar.
    Abraços,
    Diana

    ResponderExcluir
  4. O que eu acho burro, mas burro mesmo, mesmo mesmo,é ainda sublinharmos o tal racismo,o tal embate das raças, essa defensividade legitimada, essas acusações neuróticas e sempre achando que enxergam o subliminar onde o foco é direto, essa falta de humor , que denota falta de inteligência e a falta de inteligência que faz com que a gente se divida em grupos e nunca consiga formar um bloco unico, sólido, eficiente, alegre, inteligente e que derrube os verdadeiros problemas de nosso planeta.
    Pena que mandaram o Solda embora, porque faltou humor e sobrou neurose histórica na cabeça de meia duzia de pessoas carentes de espaço e ávidos por uma polêmica para contestarem e assim dizerem que existem, nem que pra isso um pai de familia tenha que perder o emprego. Parabéns viu? Gente inteligente!!!! Bananas pra vcs tbm!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Gente, TV e Veja de consultório demais dá nisso. As pessoas param de raciocinar e não conseguem ler adiante do que veem. Não conseguem interpretar as coisas. Talvez o chargista tenha sido incompetente na execução de sua ideia. Mas o macaco somos nós, dando uma banana pro Obama e mostrando que agora quem manda neste terreiro é a macacada. Será tão difícil ver isso? Benzadeus, tamos todos ferrados.

    ResponderExcluir
  6. Racistas são as pessoas que vinculam a imagem do macaco com o presidente negro, Obama, e ponto.

    ResponderExcluir