Você encontra aqui conteúdos da disciplina História e Cultura Afro- Brasileira para estudos e pesquisas, como também, assuntos relacionados à Política, Religião, Saúde, Educação, Gênero e Sociedade.
Enfim assuntos sobre o passado e sobre nosso cotidiano relacionado à História do Brasil e do Mundo.








Seguidores


Visitantes

sábado, 26 de março de 2011

Mulheres criam um exército para lutar contra violações

Rebelião


A ONU reconhece que tropas da ONU falhou em vítimas de estupro


Durante anos, diplomatas, voluntários, acadêmicos e funcionários do Congo estão fazendo a mesma pergunta: como combater a violência sexual, com diferentes grupos, que caça nas montanhas do leste, violar centenas de milhares de mulheres? Enviar mais tropas exacerbou o problema. A manutenção da paz das Nações Unidas não podem pará-lo. Será que trabalhar para a reforma do exército congolês? Para construir o Estado congolês? "Para promover mais fortemente para regulamentar renda mineral chamado conflito de privar os rebeldes?

Para Eve Ensler, dramaturga e ativista feminista que escreveu "Os Monólogos da Vagina", e trabalha de perto com as mulheres congolesas, a resposta é simples. "Ele integra um exército de mulheres", disse ela. "E quando você tem número suficiente de mulheres no poder, assumir o governo e tomar decisões diferentes você verá que eles vão dizer:«.. Eu não vou suportar mais isso ', e pôr fim a este problema. " Ensler deu o primeiro passo para a integração do exército abriu uma base em Bukavu chamado Cidade da Alegria. O complexo brilhando de casas de alvenaria, amplas salas de aula, pátios e varandas será de um campus onde pequenos grupos de congoleses preparar, a maioria das vítimas de estupro, para se tornarem líderes em suas comunidades, de modo que, finalmente, pode ser levantada e esperado Ensler, mudar a política deste país.

Faça cursos de defesa pessoal, informática e direitos humanos, aprendem ofícios e da agricultura, tentam exorcizar seus traumas nas sessões de terapia e dança, e depois retornar para suas aldeias de origem para capacitar outras mulheres. O centro, construído em parte para estas mulheres, com suas próprias mãos, custou cerca de um milhão de dólares. UNICEF contribuiu com uma quantia considerável, eo restante levantado agência de defesa Ensler, V-Day, de fundações e doadores privados. Google vai doar um centro de informática.

Conceito é o investimento, valente forte e um pequeno grupo de mulheres, a maioria analfabeta, na esperança de conseguir uma mudança social. No entanto, tem enfrentado Ensler odds muito antes de trabalhar com vítimas de estupro no Afeganistão, na Bósnia e outras zonas de guerra, por assim dizer e tornar-se líderes. "Este poderia ser um ponto de viragem", disse Stephen Lewis, ex-funcionário da Unicef, cuja fundação privada ajuda a City of Joy. "Há uma crescente preocupação internacional sobre o que acontece no Congo, mas até agora não conseguiram chegar a qualquer coisa no campo. Talvez este seja o momento em que as mulheres no campo revelam que eles podem mudar isso."

Violência

O leste do Congo é um dos lugares da Terra mais pobres e disfuncionais, mas é também uma das mais belas, um território esculpida com montanhas verdes e profundos, lagos cristalinos. Ele está pleno de riquezas: ouro, diamantes, madeiras preciosas, cobre, estanho e muito mais. Embora as pessoas brutalmente abusada aqui, especialmente as mulheres, para colocá-los abruptamente fuzis muitos outros, violada com paus e deixou incontinentes e estéril para a vida, não esmagados seu espírito.

Quando ele abriu a Cidade da Alegria, na semana passada, centenas de mulheres, a maioria vítimas de estupro, tocam tambores e cantou seus pulmões para fora. Eles vestiam camisas pretas com os dizeres: ". Pare o estupro de nosso mais precioso recurso" Parecia que o exército de mulheres que previu Ensler estava lá. Alguns até dançaram com pás e espátulas incorporado cimento usado para construir a Cidade da Alegria. O legado de brutalidade e exploração remonta a 1880, quando o Rei Leopoldo II da Bélgica alegou Congo como colônia e escravizaram a população para obtenção de baterias de marfim e borracha.

Em meados dos anos 1990 o país foi mergulhado em novas profundidades, quando eclodiu a guerra civil e vizinhos chegaram em uma pressa, armando grupo rebelde ou que, para atingir essa mina de ouro de diamantes. Milhões de pessoas morreram. Embora em última análise, retirou outros exércitos Africano, muitos grupos rebeldes se separou e nunca explorou o fato de que o Estado congolês é incrivelmente grande e incrivelmente fraco. Estes grupos armados deram largas à sua indignação, retaliar com as mulheres a um grau surpreendente. Sadistic estupro, por vezes, as crianças tornaram-se a marca da violência neste país, por vezes, para intimidar civis, às vezes, sem qualquer objetivo aparente estratégico. Se você desenhar uma linha de Bukavu em quase qualquer direção, é uma aldeia em que inúmeras mulheres brutalizadas.

No mês passado, na vizinha cidade de Fizi, soldados congoleses estuprada dezenas de mulheres.autoridades congolesas tomou o passo incomum de prender alguns dos agentes envolvidos, incluindo um coronel, mas poucos acreditam que vai fazer a diferença. Das Nações Unidas tem uma operação de manutenção da paz enorme, mas mesmo ter sido atacado aldeias perto da sua base. O governo enviou uma delegação de alto nível para a inauguração da Cidade da Alegria.A Ensler surgiu com a idéia do centro há três anos, depois de ouvir os congoleses que queriam um lugar seguro onde pudessem aprender ofícios. Alguns dos ex-Centro de regressar às suas aldeias, mas outros desempenham a sua missão em outras maneiras. "Eu não quero voltar para minha aldeia e estuprando-me outra vez", disse Jane Mukoninwa, que sofreu duas violações maciças e será a primeira geração de recrutas para a liderança. "Eu quero aprender a ler ea escrever, a fim de ficar em Bukavu." Ele acrescentou: "Estou revoltada e se eu posso aprender algumas habilidades, eu posso ser um ativista.." No sábado, as mulheres deram um adeus comovido ao Ensler. Surpreendeu com um presente que você comprou uma escultura de madeira de uma mãe e seu filho, e se aglomeraram ao redor dele dançando. Eles cantavam: "Por que você aceitou pagar nós Nunca te abandonar?".

A ONU reconhece que tropas da ONU falhou

Mais de 500 mulheres foram estupradas "sistematicamente" entre julho e agosto. A ONU reconheceu que falhou em sua missão de proteger o povo da República Democrática do Congo (RDC), depois de cerca de 500 mulheres foram estupradas por grupos armados nos últimos dois meses, no leste do país, apesar presença próxima das forças de paz.

"Embora a responsabilidade primária de proteger os civis encontra-se claramente para o Estado, nós também temos falhado. Nossas ações não foram adequadas, o que resultou em um ataque brutal contra o povo da região", admitiu o secretário-geral adjunto Operações de Paz da ONU, Khare, a ONU Atul. A União Europeia ea Amnistia Internacional já condenou este Verão de "estupros em massa" das mulheres no Congo.

Em um comparecimento diante do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Khare fez estas declarações depois de expor o resultado de uma pesquisa preliminar realizada em nome do Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, e pedir a aplicação "das sanções Os líderes das Forças Democráticas para a Libertação do Ruanda (FDLR). Segundo ele, a ofensiva contra dezenas de aldeias, nas províncias de Kivu Norte e Kivu do Sul foram mais graves do que se acreditava anteriormente eo número de vítimas de estupro pode chegar a 500. O violento ataque ocorreu entre 30 de Julho e 02 de agosto em 13 aldeias situadas entre as cidades de Bunyampuri, Kibua e Mpofi, em que pelo menos 242 pessoas, incluindo 28 menores, foram violadas "sistematicamente" pela guerrilha congolesa Mai-Mai e as Forças Democráticas para a Libertação do Ruanda (FDLR).

Segundo a ONU, os rebeldes enganou as pessoas a acreditar que eles estavam prontos para integrar as forças armadas congolesas, como parte do processo de reconciliação nacional. Khare salientou que a base da missão de estabilização da ONU (MONUSCO) tinham sido informadas da presença de grupos armados, mas não sabemos a extensão de suas ações.

As agências humanitárias das Nações Unidas na área recebeu um e-mail em 30 de julho os advertiu que a cidade de Mpofi tinha passado para as mãos do FLDR e havia denunciado o estupro de uma mulher.

Khare disse que até 05 de agosto, os "capacetes azuis" não foram as primeiras 45 queixas de violação, mas até então os rebeldes "tinha desaparecido na selva." Ele explicou que é uma hipótese remota, com poucas estradas, onde há cobertura de telefonia móvel e que o terreno torna a comunicação de rádio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário