Você encontra aqui conteúdos da disciplina História e Cultura Afro- Brasileira para estudos e pesquisas, como também, assuntos relacionados à Política, Religião, Saúde, Educação, Gênero e Sociedade.
Enfim assuntos sobre o passado e sobre nosso cotidiano relacionado à História do Brasil e do Mundo.








Seguidores


Visitantes

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Filmes que valem a pena assistir...

Socializamos uma pequena filmoteca que discute apartheid, segregação, direitos e igualdade. Vale a pena assisitir...

Filme: A Busca pela Justiça
Em 1931 nove jovens negros, com idade entre 12 e 20 anos, foram retirados de um trem e presos, acusados de terem estuprado duas mulheres brancas. Após um rápido julgamento, eles foram condenados à cadeira elétrica. A notícia gerou grande polêmica, o que fez com que a Corte Suprema dos Estados Unidos resolvesse fazer um novo julgamento. É quando Samuel Leibowitz (Timothy Hutton), um advogado nova-iorquino com uma impressionante seqüência de vitórias nos tribunais, decide defender os acusados.
Título no Brasil: A Busca Pela Justiça
Título Original: Heavens Fall
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 105 minutos
Ano de Lançamento: 2006
Site Oficial: http://www.heavensfallthemovie.net
Estúdio/Distrib.: Flashstar
Direção: Terry Green


Filme: A cozinha de Toto
Este filme, através da história de dois garotos, um branco, o outro negro, conta um pouco da história da região hoje conhecida como Quênia. Mwangi, um jovem rapaz da tribo Kikuyu arruma emprego na casa de um policial britânico, numa das regiões africanas dominadas pelos ingleses. O ano é precisamente 1950, quando o movimento de independência começa a ganhar apoio entre a população Kikuyu. Mwangi começa a trabalhar para a família de John Graham, apesar dos protestos de sua esposa Janet. Ele aprende o serviço de ajudante de cozinha com Mugo, um pouco mais velho do que ele. Num ambiente hostil e estranho dos brancos, o garoto faz amizade com o filho da família Graham, Edward, os dois meninos brincam e passeiam na floresta, até que vida de Mwangi se modifica por causa do movimento clandestino dos negros, que invade a casa dos Graham exigindo o apoio de todos os empregados negros...Um filme que comoveu a crítica americana por sua extrema força e beleza.
Elenco: Bob Peck, Phyllis Logan, Robert Urquhart
Direção: Harry Hook
Gênero: Drama
Ano Original: 1987

Filme: Um por Deus outro pelo Diabo

"UM POR DEUS OUTRO PELO DIABO, é um filme de western com imensas qualidades, que marca a estréia na direção de Sidney Poitier, bem como sua primeira parceria nas telas com o super-astro Harry Belafonte. Poitier estrela como Buck, um ex-sargento confederado da cavalaria que escolta escravos libertos até as fronteiras do Colorado. Junto com ele vai sua esposa e um condenado picareta com uma bíblia na mão, chamado de O Padre. Atacados por racistas caçadores de recompensa, determinados a devolvê-los à sua antiga vida têm que juntar toda coragem para continuar seu caminho e ajuda a construir o Velho Oeste."
Diretor: Sidney Poitier
Cantor/Ator/Banda: Sidney Poitier, Harry Belafonte
Duração: 102 Minutos
Gênero: Western
Sistema de Video: Widescree
Sistema/Idioma Audio: Inglês e Português
Dolby Digital 2
Distribuidora: SONY PICTURES


Filme: No calor da noite
Um figurão de uma pequena cidade do Mississipi é assassinado e as suspeitas caem sobre Virgil Tibbs (Sidney Pottier), um detetive negro de passagem pela cidade. Quando a polícia local descobre quem ele é, passa a depender de sua ajuda para solucionar o caso. Agora Virgil terá que lidar com criminosos e com o preconceito das pessoas do local. Vencedor do Oscar de Melhor Filme.
Direção: Norman Jewison
Roteiro: John Ball (romance), Stirling Silliphant (autor)
Gênero: Drama/Policial
Origem: Estados Unidos
Duração: 109 minutos
Tipo: Longa


Filme: A morte do profeta Malcolm X
Numa mistura de documentário e drama emocional, A Morte do Profeta narra os trágicos eventos que marcaram o último dia na vida do ativista negro Malcom X, em 21 de fevereiro de 1965. Malcom X (interpretado por Morgan Freeman) foi um dos maiores batalhadores pelos direitos civis da história americana, ao lado de Martin Luther King, com quem compartilhou também a morte de maneira trágica e violenta. Conheça a história de um homem que sacrificou a vida em troca de um futuro mais justo para seus irmãos e irmãs.
A Morte do Profeta consegue cativar e sensibilizar mesmo depois de passados 40 anos da morte de Malcom X. O elenco destaca a presença de Yolanda King, filha de Martin Luther King, além de depoimentos de amigos e testemunhas oculares do assassinato de Malcom X. Ossie Davis, Yuri Kochiyama e Amiri Baraka dão depoimentos emocionados, ajudando a situar a importância de Malcom X dentro da sociedade americana contemporânea e seu efeito nas próximas gerações.

Elenco: Morgan Freeman, Yoland King, Mansoor Najee-Ullah, Sam Singleton, Tommie Hicks, Yusef Iman, Sonny Jim Gaines, Kirk Kirkey, Charles Griffin, James Dejongh, Salaelo Maredi
Direção: Woody King Jr
Gênero: Drama
País: Estados Unidos
Ano Original: 1981

Filme: Agosto Negro (Black August)

A curta vida do ativista condenado George Lester Jackson (Gary Dourdan, da série CSI) se torna o estopim para uma revolução, dando início a mais sangrenta rebelião ocorrida em toda a história do presídio de San Quentin. Agosto Negro narra a jornada espiritual e a violenta fé de Jackson, desde sua condenação por roubar 71 dólares de um posto de gasolina até galvanizar a Família Black Guerrilla com seu incendiário livro, criado a partir de cartas, Soledad Brother, ou espalhar ferocidade nos corredores de San Quentin em um dia de agosto, quando seu irmão mais novo, Jonathan, chocou o país ao fazer refém toda uma corte de justiça na Califórnia, em protesto pelo julgamento de Jackson. Para o militante George Jackson, a revolução não era uma escolha... Era uma necessidade.


Título no Brasil: Agosto Negro
Título Original: Black August
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 115 minutos
Ano de Lançamento: 2007
Site Oficial: Estúdio/Distrib.: Warner Home
Direção: Samm Styles
Filme: Ray
Em 1932 Ray Charles (Jamie Foxx) nasce em Albany, uma pequena e pobre cidade do estado da Georgia. Ray fica cego aos 7 anos, logo após testemunhar a morte acidental de seu irmão mais novo. Inspirado por uma dedicada mãe independente, que insiste que ele deve fazer seu próprio caminho no mundo, Ray encontrou seu dom em um teclado de piano. Fazendo um circuito através do sudeste, ele ganha reputação. Sua fama explode mundialmente quando, pioneiramente, incorpora o gospel , country e jazz, gerando um estilo inimitável. Ao revolucionar o modo como as pessoas apreciam música, ele simultaneamente luta conta a segregação racial em casas noturnas que o lançaram como artista. Mas sua vida não está marcada só por conquistas, pois sua vida pessoal e profissional é afetada ao se tornar um viciado em heroína.
Título Original: Ray
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 153 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2004
Site Oficial:
Estúdio: Universal Pictures / Baldwin Entertainment / Crusader Entertainment LLC / Unchain My Heart Louisiana LLC / Anvil Films / Bristol Bay Productions
Distribuição: Universal Pictures / UIP
Direção: Taylor Hackford

Nenhum comentário:

Postar um comentário