Você encontra aqui conteúdos da disciplina História e Cultura Afro- Brasileira para estudos e pesquisas, como também, assuntos relacionados à Política, Religião, Saúde, Educação, Gênero e Sociedade.
Enfim assuntos sobre o passado e sobre nosso cotidiano relacionado à História do Brasil e do Mundo.








Seguidores


Visitantes

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010



FIQUE DE OLHO NOS SEUS DIREITOS

QUANDO:

Em três (3) de outubro, domingo, acontece o primeiro turno das eleições, conforme calendário divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para escolha de presidente(a), governadore(a)s, deputado(a)s estaduais e federais e senadore(a)s. A votação ocorrerá entre as 08h às 17h (horário de Brasília), sendo que os eleitore(a)s que ainda estiverem na fila às 17h têm garantido o direito de votar.

QUANTOS VOTOS CADA ELEITOR(A) VAI DAR:

Nestas eleições o(a) eleitor(a) terá direito a 5 votos sendo: 1 para presidente(a), 2 votos para o senado 1 voto para deputado estadual e 1 voto para deputado federal.

Obs: no caso do voto para o Senado, Câmara e Assembléia Legislativa, pode-se votar em qualquer candidato(a) independente da escolha do(a) presidente(a) e em candidatos de partidos diferentes.

QUEM É OBRIGADO A VOTAR:
São obrigados a votar todos os cidadãos brasileiros, homens e mulheres, com domicílio no país, alfabetizados, maiores de 18 anos e menores de 70 anos.

QUEM NÃO É OBRIGADO A VOTAR:

Para menores de 18 anos, maiores de 70 anos, o voto não é obrigatório.

QUEM PODE PEDIR PARA NÃO VOTAR:

Analfabetos e portadores de deficiência física ou mental que solicitarem à Justiça Eleitoral justificação para não cumprir a obrigação.

QUE DOCUMENTOS DEVE LEVAR NA HORA DE VOTAR:

Para votar nas eleições do próximo dia 3 de outubro, o cidadão deve apresentar título eleitoral e documento de identificação com fotografia, de acordo com determinação da Lei 12.034/09, da Lei das Eleições. Como documento de identificação será aceitos carteira de identidade, carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão aceitas como prova de identidade.

ONDE CONSULTAR SUA SITUAÇÃO COMO ELEITOR:

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor pode consultar a situação do seu título e seu local de votação, bastando informar nome completo e data de nascimento.

Está chegando a hora... Dia 03 de outubro vamos exercer nossa cidadania, vamos votar com consciência e escolher bem nossos representantes. Por quatro anos eles vão estar decidindo o futuro da nossa cidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário